Programas Aretê

A colocar em prática aquilo em que acreditamos
Programas de formação vivencial, com o objectivo promover o desenvolvimento consciente de crianças e jovens, bem como dos adultos que com eles partilham processos de ensino-aprendizagem, adquirindo competências ajustadas aos desafios do século XXI.

Públicos-Alvo

Crianças e Jovens

Programas de 8 a 12 sessões, para promover competências adequadas aos desafios do século XXI e adquirir mais consciência sobre si mesmos e o meio onde que vivem.

Pais/Famílias

Cursos de 8 a 12 sessões para capacitar e envolver a família no desenvolvimento das competências dos mais novos. Inclui ações de avaliação e acompanhamento do programa.

Educadores

Cursos de 8 a 12 sessões, para capacitar e envolver os professores, educadores, monitores ou coaches, que acompanham crianças e  jovens. Inclui ações de avaliação e acompanhamento do programa. 


Competências

As competências sociais e emocionais modelam os nossos pensamentos, emoções e comportamentos, influenciando uma enorme variedade de acontecimentos e resultados, ao longo das nossas vidas.
Inspirados pelas competências ©CASEL 2017 (1), pelo modelo da OCDE (2), para as competências sociais e emocionais, e pelo Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (3) desenvolvemos um programa de formação que integra a relação destas competências, com outras igualmente determinantes para o bem-estar individual e social, tendo em conta o modelo PERMA da Psicologia Positiva (4).
Competências Individuais ou  Intrapessoais
Auto-consciência

Capacidade de reconhecer as suas emoções, pensamentos e valores,  bem como a forma como estes influenciam os comportamentos do próprio.
Atenção plena | Auto-conhecimento | Meta-cognição | Auto-compaixão | Eficácia pessoal | Curiosidade

Auto-regulação

Capacidade de regular as suas emoções, pensamentos e comportamentos, em diversas situações.
Gestão de stress e da ansiedade | Motivação intrínseca | Auto-disciplina | Optimismo | Resiliência

Competências Sociais ou Interpessoais
Consciência Social

Capacidade de adquirir perspectiva e ter empatia pelos outros, incluindo por pessoas com diversas origens e culturas.
Perspectiva | Empatia | Apreço pela diversidade | Respeito pelos outros

Relacionamento Interpessoal

Capacidade de estabelecer e manter relacionamentos construtivos e saudáveis com diversas pessoas e grupos.
Comunicação | Escuta activa | Tolerância | Adaptabilidade | Colaboração | Confiança | Compaixão

Competências Éticas e Significado de Vida
Ética e Decisão Responsável

Capacidade de adoptar comportamentos pessoais e interações sociais, baseados em critérios éticos e equanimes.
Pensamento Crítico | Resolução de Problemas | Reflexão | Responsabilidade Ética

Significado de Vida

Capacidade de encontrar um significado de vida, um propósito maior do que a própria pessoa. Os desafios podem ser ultrapassados, uma vez que trabalhar com propósito leva ao empenho continuo para alcançar os objectivos desejados.
Gratidão | Generosidade | Sentido de Propósito | Esperança | Bem-estar

Principais referências:
(1) ©CASEL (2017) “Framework for Systemic Social and Emotional Learning identifies five core competencies that educate hearts, inspire minds, and help people navigate the world more effectively.”
(2) Chernyshenko, O., M. Kankaraš and F. Drasgow (2018), “Social and emotional skills for student success and wellbeing: Conceptual framework for the OECD study on social and emotional skills”, OECD Education Working Papers, No. 173, OECD Publishing, Paris. http://dx.doi.org/10.1787/db1d8e59-en 
(3) Martins, G. O. et al (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação.
http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf
(4) Seligman, M. E. P. (2011). “Flourish: A Visionary New Understanding of Happiness and Well-being”. New York: Free Press.


Programas disponíveis

Experiências vivenciais, atividades recreativas, programas  de formação e de intervenção na comunidade, através de metodologias inovadoras,  sustentadas em investigação científica e na experiência individual.

Conheça a nossa oferta formativa: consulte a Brochura ARETÊ!

Conteúdos programáticos

Baseado no Mindfulness  À Descoberta do Lugar de Calma
  1. Introdução ao Mindfulness: atenção plena  a ouvir, falar, andar, comer, no dia-a-dia
  2. Criar bons-hábitos: atenção à Respiração
  3. Atenção ao Corpo, às Sensações e aos Movimentos
  4. Observar os Pensamentos “O comboio dos pensamentos”
  5. Observar as Emoções “Como no cinema”
  6. Emoções e Pensamentos Agradáveis e Desagradáveis
  7. Responder e reagir “O piloto automático”  vs. Responder a comunicar “Dá-me cinco”
  8. O valor da Amabilidade “STAR & PEACE”
Baseado na Psicologia Positiva  À Descoberta dos nossos Super-Poderes
  1. Forças de Carácter – diagnóstico das forças de carácter e exploração de como podem ser utilizadas no quotidiano
  2. Diário de Gratidão – registar 3 acontecimentos/coisas ou pessoas pelos quais se sente grata/o, incluindo o motivo pelo qual sente gratidão e qual a sua contribuição para a situação vivida.
  3. Carta de Gratidão – escrever uma carta a alguém a quem estamos gratos e ler a carta, de preferência presencialmente, a essa pessoa.
  4. Atos de Bondade /Altruísmo – dar prioridade a ajudar os outros, através de atos de bondade, antecipando ainda o modo como o fazer.
  5. Experiências positivas – assinalar as experiências agradáveis do quotidiano e registá-los através da escrita, áudio, fotografia, etc.
  6. CV Positivo –  reescrever o nosso CV com base nos acontecimentos positivos da nossa vida.
  7. O meu melhor EU possível – Imaginar o futuro em se cumprem os nossos objetivos.
  8. Cuidar do corpo – atividades que visam melhorar a condição física.
Baseado nas Inteligências Múltiplas  À Descoberta das Inteligências do Futuro
  1. As Cinco mentes e as 8 Inteligências Múltiplas – Linguística Verbal
  2. Lógico-Matemática – um novo olhar
  3. Visual-Espacial – como nos orientamos
  4. Intrapessoal – cuidar de mim
  5. Interpessoal – os outros, tal como eu
  6. Musical – ritmos internos, naturais e fabricados
  7. Cinestésica-Corporal – corpo e cérebro unidos para aprender
  8. Naturalista – nós e as plantas, os animais e o meio natural

Meios utilizados

As formações decorrerão preferencialmente em formato presencial, dado a natureza vivencial e a preferência por ocupação de espaços ao ar-livre,  podendo ser adaptada a formato e-learning ou b-learning, por motivos de acessibilidade e inclusão, ajustando-se às necessidades e especificidades dos destinatários do programa.

Recursos Didáticos

  • Instruções guiadas de meditação Mindfulness e Compaixão (práticas guiadas em formato áudio ou vídeo)
  • Exercícios simples e divertidos, incluindo movimento consciente para fortalecer a atenção plena na vida diária e exercícios para praticar em casa e aprofundar o conhecimento.
  • Atividades para a vida quotidiana, fora do horário do programa, como forma de consolidar e integrar os saberes. 
  • Guias orientadores para os educadores poderem dar continuidade e desenvolverem os temas iniciados nas sessões.

Métodos de Avaliação

Com o intuito de monitorizar a implementação e o impacto dos programas ARETÊ, serão utilizados vários indicadores e instrumentos de medida. Para a avaliação das intervenções baseadas no Mindfulness e na Psicologia Positiva serão utilizados questionários já traduzidos e validados para a População Portuguesa.

Vamos trabalhar juntos!

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ARETÊ

ARETÊ – Associação para a Educação Consciente.

Onde estamos

Deslocamo-nos até onde podemos desenvolver o nosso propósito.

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